fbpx
Área restrita

Sou Cliente

Nossas Novidades

  • 27 de março de 2016
  • /
  • Negócios

Motivos para acreditar no mercado imobiliário

As notícias sobre economia não andam nada boas, por isso, é normal que as pessoas não estejam muito animadas para 2016. Mas, pelo menos no mercado imobiliário, não há razão para preocupação.

O próximo ano tem tudo para ser um ano muito positivo para o setor de imóveis. Duvida? Então confira os 12 motivos que destacamos para você ficar otimista com as possibilidades de 2016 e começar o ano com muito mais foco em excelentes resultados.

1. 3ª fase do Minha Casa, Minha Vida
Embora ainda não haja informações concretas sobre quando de fato os novos valores de teto do Minha Casa, Minha Vida entrarão em vigor, isso deve ter um impacto positivo no mercado em 2016. Esse aumento no teto vai fazer com que mais imóveis possam ser incluídos no programa e atendam uma grande demanda por moradia popular que existe no país. Algumas contratações de novas unidades já foram feitas e a Caixa Econômica Federal já anunciou que irá aumentar o valor investido em habitação popular em 2016. Com isso, o mercado para esse tipo de imóvel deve ficar aquecido.

2. Crescimento de linhas alternativas de crédito
As mudanças nas regras de financiamento dos bancos públicos em 2015 pegaram muitas pessoas de surpresa e levaram os compradores a buscarem novas alternativas para financiar seus imóveis. Com isso, linhas alternativas de crédito, como o financiamento em bancos privados e os consórcios, ganharam destaque no mercado e devem continuar crescendo em 2016.

3. Demanda permanece
Embora a construção civil deva diminuir os lançamentos de imóveis para 2016, a procura por imóveis, especialmente os prontos e usados, não deve diminuir, fazendo com que a demanda do mercado permaneça positiva. O fato é que 2015 foi um ano com resultados abaixo do esperado na economia e isto refletiu no mercado imobiliário. As mudanças nas regras de financiamentos afetaram muitas pessoas que pretendiam comprar imóveis em 2015. Muitas precisaram mudar o planejamento e buscar novas alternativas, ou mesmo adiar os planos. Com isso, muitos consumidores que gostariam de ter comprado esse ano, vão acabar fechando negócio no ano que vem.

4. Consumidores com boa expectativa
Uma pesquisa realizada pelo VivaReal com pessoas que procuraram imóveis nos últimos meses de 2015, apontou que os consumidores têm uma visão positiva do mercado imobiliário para 2016. Mais da metade deles acredita que o preço dos imóveis irá cair e 63% esperam que a margem para negociações melhore. Com isso, eles acreditam que ficará mais fácil comprar um imóvel no ano novo.

Na mesma pesquisa realizada pelo portal, o VivaReal descobriu que 36% das pessoas que estão procurando imóveis no final de 2015 pretendem fechar negócio ainda no 1º trimestre de 2016.

Fonte: Viva Corretor.